segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Unidade IV - atividade 3 - Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: 4 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade 3- Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo
Cursista: Ives Maria Vanzetto Neto
Data: 13/08/2010

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo

O desenvolvimento de aulas através de projetos tem maior aprendizagem, pois são planejadas conforme a real necessidade do aluno. As aulas no Laboratório de Informática são mais interessantes para os alunos, pois além de oferecer um leque de informações leva os alunos a interagir com outros alunos e proporciona uma visão atual exigida pela sociedade.Para tanto, a escola deve se reestruturar, capacitando seus professores para o uso das tecnologias no desenvolvimento das atividades docentes em sala de aula.As aulas com projetos podem ser desenvolvidas de forma interdisciplinar envolvendo outras disciplinas do currículo.No caso de trabalhar o gênero notícias, no momento da análise e socialização, o aluno viaja, calcula, emociona-se e assim assimila com maior facilidade,pois está diante de um recurso tecnológico atraente e inovador,facilitando o desenvolvimento das habilidades propostas saindo da rotina da sala de aula.
Currículo é o conjunto de disciplinas oferecidas de forma relacionada entre si. O uso das tecnologias além de facilitar a aprendizagem leva o aluno a interagir com os outros alunos e com a realidade da sociedade exigente e competitiva. As tecnologias podem ser integradas ao currículo no desenvolvimento de aulas através de projetos, onde o aluno ficará diante do desafio do século XXI. A escola deve oferecer aulas desenvolvendo projetos que venham de encontro com a realidade do aluno utilizando os recursos no Laboratório de Informática, onde o aluno estará interagindo nas diversas áreas do conhecimento, podendo ter contato com o computador.
Oferecendo aulas diferentes, onde a necessidade do aluno é o foco do processo ensino-aprendizagem estamos diante de mudanças na maneira de ensinar e aprender e assim atenderemos as expectativas e desafios do século XXI, lançado nosso aluno à sociedade sabendo como utilizar o computador e internet para atender as necessidades da sociedade atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário