quinta-feira, 10 de junho de 2010

unidade 2 atividade 4 Planejamento de aula usando internet

Aula : Puberdade e Adolescência
Nível de Ensino: Anos iniciais do Ensino Fundamental – ( 5ºAno)
Disciplina: Ciências
Componente Curricular: Orientação Sexual
Tema: Puberdade e Adolescência
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender sobre as transformações físicas da adolescência, e dentro disso, refletindo e respeitando a importância desta fase da vida.
Duração das atividades
90 minutos
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática;
- Internet
- Vídeo.
ATIVIDADE 1
Motivação
O professor deverá iniciar a aula apresentando o vídeo : ( Minha Vida de João)
http://www.youtube.com/watch?v=C16E6u45p90
e a seguir socializar com o grupo
ATIVIDADE 2
Após a socialização o professor apresentará os vídeos:
(a) “Projeto Educação para a saúde – Adolescência” http://www.youtube.com/watch?v=M7kG4EMcoa4
(b) http://www.youtube.com/watch?v=n8nuOdtPkvU&feature=related , após sua apresentação fará observações sobre as mudanças biológicas e fisiológicas do corpo, na puberdade e adolescência.
Dando prosseguimento e visando frisar como os alunos a importância da fase da adolescência, o professor dividirá os alunos em duplas e entregará para cada dupla um poema sobre a adolescência, que segue abaixo, a fim de que possam refletir sobre esta fase da vida.
Saudade: adolescente
Autoria: Vera Souza Silva
http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=2457
É tão linda a ingenuidade
De um amor adolescente,
Em que se acredita de verdade
Que vai durar para sempre!
O corpo toma novas formas
Pensam que já têm muita idade,
Mas não sabem o sabor
Da verdadeira responsabilidade.
Os amigos são refúgio
Dos sábios conselhos dos pais,
Mas perante uma tristeza,
Os mimos não são demais.
Querem crescer mais depressa,
Vivem como se o mundo fosse acabar,
Sem saborear os momentos
Que a vida lhes está a proporcionar.
A imagem é o que mais importa,
Sem interessar o seu interior...
Apenas a vida lhes pode ensinar
O que realmente tem valor.
Também eu já fui assim...
E agora... que saudade!
Leva-me, tempo, outra vez,
De volta à minha mocidade!
O professor solicitará que as duplas dialoguem sobre o poema. Com base nele deverão criar uma história para falar da adolescência, podendo criar personagens para expressar nesta:
* A descoberta da vida;
* As dificuldades encontradas;
* * Os laços de amizade;
* A incompreensão dos adultos;
Finalizada esta atividade, cada dupla deverá expor sua história e assim complementar com a socialização entre os grupos.
Avaliação
A avaliação dos alunos será feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e nas atividades em dupla. Será avaliada também a criatividade e o envolvimento dos alunos, e, sobretudo, a escrita e a oralidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário