segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Unidade IV - atividade 3 - Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: 4 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade 3- Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo
Cursista: Ives Maria Vanzetto Neto
Data: 13/08/2010

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo

O desenvolvimento de aulas através de projetos tem maior aprendizagem, pois são planejadas conforme a real necessidade do aluno. As aulas no Laboratório de Informática são mais interessantes para os alunos, pois além de oferecer um leque de informações leva os alunos a interagir com outros alunos e proporciona uma visão atual exigida pela sociedade.Para tanto, a escola deve se reestruturar, capacitando seus professores para o uso das tecnologias no desenvolvimento das atividades docentes em sala de aula.As aulas com projetos podem ser desenvolvidas de forma interdisciplinar envolvendo outras disciplinas do currículo.No caso de trabalhar o gênero notícias, no momento da análise e socialização, o aluno viaja, calcula, emociona-se e assim assimila com maior facilidade,pois está diante de um recurso tecnológico atraente e inovador,facilitando o desenvolvimento das habilidades propostas saindo da rotina da sala de aula.
Currículo é o conjunto de disciplinas oferecidas de forma relacionada entre si. O uso das tecnologias além de facilitar a aprendizagem leva o aluno a interagir com os outros alunos e com a realidade da sociedade exigente e competitiva. As tecnologias podem ser integradas ao currículo no desenvolvimento de aulas através de projetos, onde o aluno ficará diante do desafio do século XXI. A escola deve oferecer aulas desenvolvendo projetos que venham de encontro com a realidade do aluno utilizando os recursos no Laboratório de Informática, onde o aluno estará interagindo nas diversas áreas do conhecimento, podendo ter contato com o computador.
Oferecendo aulas diferentes, onde a necessidade do aluno é o foco do processo ensino-aprendizagem estamos diante de mudanças na maneira de ensinar e aprender e assim atenderemos as expectativas e desafios do século XXI, lançado nosso aluno à sociedade sabendo como utilizar o computador e internet para atender as necessidades da sociedade atual.

Unidade IV - atividade 2b - Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 4 - CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
SUB - TEMA "Ativ-2B_Plano de aula reelaborado".
ATIVIDADE 2B – Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
Ives Maria Vanzetto Neto
CEAAL- Guaraí –TO
Objetivos
- Ler o texto e produzir seu próprio texto respeitando o gênero trabalhado e originalidade;
-Usar os sinais de pontuação corretamente;

- Utilizar os recursos de programas de edição e de texto como o Word para organizar a produção;
-Utilizar os recursos oferecidos pela tecnologia para despertar o interesse no processo ensino-aprendizagem.
Conteúdos
- Gênero literário- notícia
- Produção de texto.
Material necessário
- Laboratório de informática (processador de textos – Word);
- Data show
- Internet
Ano
.5º ano – Ensino Fundamental.
Duração
Cinco aulas
Desenvolvimento
- Pesquisar na internet diversos textos: gênero literário notícia;
- Realizar a leitura e análise dos textos em duplas;
- interpretação do texto e socialização;
- Identificar as características do gênero notícia;
- A partir do gênero estudado, produzir um texto do gênero notícia respeitando suas características.
AVALIAÇÃO:
- o aluno será avaliado mediante seu desempenho nas aulas, participação e interesse na busca de informações;
- será respeitado os conhecimentos prévios dos alunos diante dos recursos tecnológicos oferecidos;

Unidade IV atividade 2a Socializando Experiência com Projeto

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: 4 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA – PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS
Atividade 2 - Ativ_2A_Socializando Experiência com Projeto
Cursista: Ives Maria Vanzetto Neto
Data: 13/08/2010

No Col. Antonio Alencar Leão- Guaraí/TO vem sendo desenvolvido aulas diferenciadas de Língua Portuguesa no Laboratório de Informática, utilizando o computador e o data show como recurso motivador da aprendizagem.
As aulas tem por objetivo a busca de informações, troca de sugestões na internet e a produção textual.
A aula é desenvolvida com a apresentação e busca de diversos textos do gênero textual selecionado, onde o aluno faz a leitura dos mesmos para posteriormente em duplas produzir seu próprio texto, respeitando o gênero textual escolhido, os sinais de pontuação e a originalidade.
O uso da tecnologia facilita a aprendizagem e permite ao aluno interagir com outros alunos, realizando as atividades de forma prazerosa e aprimorando as habilidades para melhoria da aprendizagem.

Unidade IV - atividade 1 - PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: 4 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 1 - PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS
Cursista: Ives Maria Vanzetto Neto
Data: 13/08/2010
Quando as crianças vão para o mercado de trabalho ou mesmo no dia a dia fora da escola, elas se deparam com o computador e outros recursos tecnológicos disponíveis na sociedade.A escola tem que inovar e acompanhar a evolução da informática. Para que isso ocorra deve capacitar seus professores para esta nova alfabetização global, onde a criança interage como mundo através da internet, oportunizando uma forma de aprendizagem diferente.A escola tem que avançar para tender as necessidades dos seus alunos.
Há necessidade de restaurar a escola com equipamentos que proporcionem aprendizagens diferentes e atrativas, melhorando a prática pedagógica para que a escola se situe nas habilidades do século XXI, o que atualmente não aparecem nas atividades escolares.Diante deste desafio , o professor é peça fundamental e as mudanças devem começar por ele.
Desenvolvendo aulas com uso de recursos como o computador, o aluno se depara com a realidade e tem oportunidade de buscar informações consistentes na internet ampliando seus conhecimentos. Quanto professor acredito que, usando o computador e a internet, desenvolvemos a nossas atividades pedagógicas de forma a oferecer aos educandos meios inovadores que potencializam a aprendizagem dos alunos.
Novas estratégias e mudanças das atividades docentes vão melhorar a aprendizagem dos alunos, pois atendem as necessidades e expectativas diante da sociedade em que vivem.

Unidade III atividade 4 - Refletindo sobre minha aprendizagem


CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 3
PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
AIVIDADE 4 – Refletindo sobre minha aprendizagem
Ives Maria Vanzetto Neto
CEAAL- Guaraí –TO
Título: Refletindo sobre minha aprendizagem
Texto: Auto-avaliação

Após realizar leituras e as atividades propostas na unidade 3, o momento é de reflexão a respeito da contribuição e enriquecimento dos conhecimentos adquiridos com a utilização dos recursos oferecidos por meio da internet e o melhor desenvolvimento das aulas. Com o desenvolvimento das aulas no Laboratório de informática, podemos oferecer aulas mais atraentes e estimuladoras da aprendizagem.

Em relação da atividade 1, Análise, planejamento e execução de aulas com material digital, com leitura e textos informativos, navegando pelo Portal do Professor e outros recursos que as tecnologias nos oferecem, como também inúmeras opções de Recursos Audiovisuais podemos planejar e executar aulas atraentes, envolvendo o aluno que permanece atento às atividades que lhe são propostas, pois o material digital possibilita a produção de excelentes aulas e melhor aproveitamento para o aluno.

No que se refere à atividade 2, tendo como título: Aula utilizando os recursos do Programa TV Escola, foi realizada através do Power point e navegando pelo Portal do Domínio Público e pelo youtube. (WWW.youtube.com/tvescola) e vídeos disponíveis na escola, apresentou-se aulas realizadas no Data show. Com a utilização destes recursos pode-se concluir que foi de grande valia tanto para mim que evolui diante do que a Mídia digital oferece, quanto para orientar e sugerir conteúdos e recursos no momento do planejamento de aulas para a equipe de professores a qual coordeno com vídeos, programas, sites, enriquecendo assim, as aulas e estimulando o aluno e atendendo suas necessidades.

Ao executar a atividade 3, Plano de Aula – Autoria de objeto Hipermídia, as leituras vieram subsidiar o planejamento e execução de aulas inovadoras, pois a tecnologia oportuniza aulas diversificadas e atraentes, com contribuição e sugestão da Revista Nova Escola.

Com a realização das atividades 1, 2, 3, acredito que novas experiências serão acrescidas e aplicadas no desenvolvimento das aulas na escola e em outras atividades no cotidiano escolar. A partir destes novos conhecimentos confio na melhoria e qualidade das aulas e da aprendizagem dos alunos com o uso da tecnologia

terça-feira, 29 de junho de 2010

Unidade III atividade 3 - Plano de aula _ Autoria de objeto hipermídia

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 3
PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
AIVIDADE 3
Plano de aula _ Autoria de objeto hipermídia
Ives Maria Vanzetto Neto
CEAAL- Guaraí –TO

Título: Plano de Aula – Autoria de Objeto Hipermídia

A adaptação de contos para peça teatral – Produção de texto foi uma aula planejada e desenvolvida para alunos do 5º ano, com duração de 2 horas/aula. Contou com auxilio do computador e realizada no Laboratório de informática. Com uso da tecnologia e leitura de textos da Revista Nova Escola pelo site http://revista escola.abril.com.br e revista impressa planejou-se a aula, pois surgiram inúmeras sugestões.
Primeiramente foi realizada a leitura do texto: Os três porquinhos, com vídeos e outras imagens buscadas na internet e apresentadas em slides. Os alunos trabalharam em duplas e com auxílio do professor analisaram a possibilidade de transformar ao texto em peça teatral. Após a exploração do texto, gênero literário, reconhecimento dos personagens e do cenário, foi produzido uma peça com as falas dos personagens. O arquivo foi disponibilizado para os colegas, para avaliação, contribuindo com sugestões de melhorias.
Concluiu-se que, quando planejamos aulas diversificadas, tendo como ferramenta o computador, as aulas tornam-se mais atrativas e desperta o interesse pela leitura e produção.
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 3
PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
AIVIDADE 2 – Aula utilizando o recurso do programa TV Escola
Ives Maria Vanzetto Neto
CEAAL - Guaraí – TO



Título: Aulas utilizando os recursos do Programa TV Escola

Ao planejar as aulas tendo como recursos Programas da TV Escola, abriu-se um leque de oportunidades para enriquecer conhecimentos e alcançar os objetivos propostos. O tema escolhido foi: Sexualidade na sala de aula, questões do cotidiano. A aula foi planejada para alunos do 5º ano d Ensino Fundamental e teve início com apresentação do vídeo MINHA VIDA DE JOÃO 2, provocando reflexões sobre o tema e despertando curiosidade para os alunos, atendendo as expectativas e necessidades a respeito da orientação sexual na escola.
Após apresentação do vídeo, os alunos manifestaram suas opiniões e pode-se perceber o nível de seus conhecimentos prévios sobre o tema no momento da socialização do vídeo. Deu-se continuidade a aula com questionamentos apresentados em Power Point, desenvolvido com sucesso, pois os alunos participaram ativamente colocando suas dúvidas e sanando dúvidas, pois alguns alunos ainda possuem visão errônea e maliciosa sobre o sexo, medidas preventivas e falta de orientação por parte da família.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Unid_3_Ativ_1_Analise, planejamento e execução de aula com material digital

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 3
PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
AIVIDADE 1 – Análise, planejamento e execução de aula com material digital.
Ives Maria Vanzetto Neto
CEAAL- Guaraí –TO

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer os valores morais e sociais, bem como as potencialidades de cada indivíduo, valorizando-os e contribuído, para que tenham orientações em relação à auto - estima individualmente ou em equipe. Realizar questionamentos para um diálogo de forma crítica e participativa e consequentemente produzir textos com o tema abordado
Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos

Estratégias e recursos da aula
Aula interativa, uso do Laboratório de informática, Internet, data show.
Motivação
Com os alunos em semicírculo, assistir ao vídeo: O covarde nunca começa, para posteriormente instigar o aluno em relação ao vídeo como também seus conhecimentos prévios sobre auto-estima e sua influência na realização pessoal e na convivência em grupo.
http://www.youtube.com/watch?v=BuBK0e242Zs.
Atividade- 1
Entre os alunos o professor escolherá duas duplas para simular uma entrevista entre um educando e um repórter, onde serão realizadas perguntas sobre auto - estima e sua influencia nas atividades estudantis e na sociedade.
Atividade-2
O professor apresentará o slide: Felicidade - Içami Tiba onde os alunos farão uma reflexão sobre seus atos no cotidiano escolar e nas suas
Recursos Complementares
http://www.youtube.com/watch?v=d3xXeiWAXHQ&feature=related
Avaliação
A avaliação deverá recair sobre o envolvimento dos alunos em todo o processo da aula, começando pela apresentação do vídeo, questionamentos, simulação de uma entrevista e reflexão em relação ao tema, onde o professor deverá avaliar, sobretudo, a percepção dos alunos quando a auto-estima.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

unidade 2 atividade 4 Planejamento de aula usando internet

Aula : Puberdade e Adolescência
Nível de Ensino: Anos iniciais do Ensino Fundamental – ( 5ºAno)
Disciplina: Ciências
Componente Curricular: Orientação Sexual
Tema: Puberdade e Adolescência
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender sobre as transformações físicas da adolescência, e dentro disso, refletindo e respeitando a importância desta fase da vida.
Duração das atividades
90 minutos
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática;
- Internet
- Vídeo.
ATIVIDADE 1
Motivação
O professor deverá iniciar a aula apresentando o vídeo : ( Minha Vida de João)
http://www.youtube.com/watch?v=C16E6u45p90
e a seguir socializar com o grupo
ATIVIDADE 2
Após a socialização o professor apresentará os vídeos:
(a) “Projeto Educação para a saúde – Adolescência” http://www.youtube.com/watch?v=M7kG4EMcoa4
(b) http://www.youtube.com/watch?v=n8nuOdtPkvU&feature=related , após sua apresentação fará observações sobre as mudanças biológicas e fisiológicas do corpo, na puberdade e adolescência.
Dando prosseguimento e visando frisar como os alunos a importância da fase da adolescência, o professor dividirá os alunos em duplas e entregará para cada dupla um poema sobre a adolescência, que segue abaixo, a fim de que possam refletir sobre esta fase da vida.
Saudade: adolescente
Autoria: Vera Souza Silva
http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=2457
É tão linda a ingenuidade
De um amor adolescente,
Em que se acredita de verdade
Que vai durar para sempre!
O corpo toma novas formas
Pensam que já têm muita idade,
Mas não sabem o sabor
Da verdadeira responsabilidade.
Os amigos são refúgio
Dos sábios conselhos dos pais,
Mas perante uma tristeza,
Os mimos não são demais.
Querem crescer mais depressa,
Vivem como se o mundo fosse acabar,
Sem saborear os momentos
Que a vida lhes está a proporcionar.
A imagem é o que mais importa,
Sem interessar o seu interior...
Apenas a vida lhes pode ensinar
O que realmente tem valor.
Também eu já fui assim...
E agora... que saudade!
Leva-me, tempo, outra vez,
De volta à minha mocidade!
O professor solicitará que as duplas dialoguem sobre o poema. Com base nele deverão criar uma história para falar da adolescência, podendo criar personagens para expressar nesta:
* A descoberta da vida;
* As dificuldades encontradas;
* * Os laços de amizade;
* A incompreensão dos adultos;
Finalizada esta atividade, cada dupla deverá expor sua história e assim complementar com a socialização entre os grupos.
Avaliação
A avaliação dos alunos será feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e nas atividades em dupla. Será avaliada também a criatividade e o envolvimento dos alunos, e, sobretudo, a escrita e a oralidade.

unidade 2 atividade 3 fórum wikipédia

WIKIPÉDIA : é um espaço aberto onde todos os interessados buscam participar e colaborar com sugestões e questionamentos diante de temas simples ou polêmicos , que contribuam para o bom desenvolvimento de nossas atividades.
Através do uso da internet, e com acesso a wikipédia, podemos desenvolver aulas mais criativas, enriquecidas com vídeos, onde os alunos podem navegar e buscar mais informações que lhes propiciem melhor aprendizagem. A wikipédia contribui para que possamos facilitar aprendizagem, mas promove-la com qualidade.

Unidade 1 atividade 2- Fórum - Educação e Tecnologia

Após assistir o vídeo do Dr Ladislay Dowwbor, e de acordo com o mesmo , a educação tecnológica é de suma importância tanto para o professor quanto para o aluno, visto que amplia conhecimentos e facilita o ato de ensinar e aprender, garantindo um freedebak. Assim cabe ao professor manter-se atualizado, planejando aulas que promovam o interesse e envolvimento do aluno, interagindo com os mesmos e atendendo suas necessidades e expectativas no meio em que convive.A escola que conta com os recursos tecnológicos e estes são utilizados com qualidade pelos educadores, possibilita um ensinar e aprender com eficácia, aprimorando e atendendo as necessidades da equipe e dos educandos que apresentam-se numa sociedade competitiva e exigente.

É necessário repensar a escola e a educação de uma forma mais abrangente, pois as novas tecnologias invadem todos os espaços da sociedade. Devemos preparar os alunos para interagir e atender esta sociedade do conhecimento, fazendo de forma ágil e eficiente. Na escola as tecnologias são importantes, desde que seja planejadas e utilizadas com qualidade.

Unidade 1 - atividade 3a Conhecando as tecnologia da escola

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: Internet, Hipertexto e Hipermídia
Atividade: 1a O que é hipertexto?
Cursista: Ives Maria Vanzetto Neto
Data: 11/05/2010


Com o avanço das tecnologias na educação, podemos diversificar ou até mesmo inovar as nossas aulas, ensinando e aprendendo com a internet.
Diante de tudo o que é oferecido pela internet, devemos ter conhecimentos mínimos de alguns dos principais aspectos e linguagens, como também forma de registro para que possamos fazer uso com sucesso nas nossas pesquisas e planejamentos de nossas aulas.
Com o conceito de hipertexto vamos aprender sobre como aprendemos e como navegar, mas não apenas navegar e sim, navegar e refletir a respeito de tudo o que se passa e o que podemos fazer e melhorar nosso cotidiano na educação e na vida como um todo, facilitando e enriquecendo nosso trabalho. Para que possamos trabalhar com um texto sobre hipertextos é fundamental o uso do computador.
Explorar os diversos links, que oferecem um grande leque de informações, estamos diante de uma realidade que invade todos os espaços e setores.
Quanto a Wikipédia, trata-se de uma espécie de enciclopédia que encontramos na internet, onde todos que tem acesso a internet podem tê-la.
Para nós educadores a necessidade de aprender continuamente, juntamente com o avanço da sociedade atual, acompanhando os desafios propostos pela mesma, não é possível ter apenas acesso as informações, mas saber busca-las de forma eficaz, em diferentes fontes, tendo como aliada a internet( hipertextos) , e assim resolver os problemas do cotidiano.
Hipertexto é o termo que se apresenta a um texto em forma digital, incorporando-se a outros elementos de informação como, blocos de textos, palavras, imagens ou sons e tendo como acesso os links.

terça-feira, 11 de maio de 2010

ATIVIDADE 1: Quem sou como professor e aprendiz?

A sociedade atual, exigente e competitiva, requer profissionais informados e que preencham requisitos que envolvam a rapidez e estimulem a aprendizagem. Estamos diante da sociedade das tecnologias , abrangente e presente em todos os setores tidos como meios determinantes para o desenvolvimento do ser humano, e mesmo como meio para melhor inseri-lo em busca de oportunidades de trabalho, que requerem uso dos recursos tecnológicos.
O grande desafio no sistema educacional atual é formar alunos para exercer cidadania plena, e para tanto requer que tenham autonomia na busca de informações e tomada de decisões , e assim sendo o uso da tecnologia é parceira indispensável.
Diante da nossa prática como profissionais da educação, necessitamos agir como maestros que despertem e motivem nossos alunos, para posteriormente representarem seus pensamentos e conhecimentos com o uso da tecnologia, a qual veio para se fazer presente e facilitar a construção do conhecimento, mas acima de tudo na tentativa de formar e preparar cidadãos participativos, críticos e em busca de soluções para problemas presentes na sociedade contemporânea.
Na preocupação com a formação do aluno em atuar junto a tecnologia que envolve a sociedade, procuro ouvir as idéias dos meus alunos seu grau de conhecimento , suas oportunidades , para a partir daí organizar um cronograma que venha de encontro a suas vontades e necessidades, Assim, vamos construindo juntos um aprendizado e ampliando conhecimentos com métodos inovadores que acompanham o avanço da sociedade tecnológica.
No momento da nossa prática, devemos preparar o aluno para que possam utilizar os meio tecnológicos com eficácia, pois abrangem a sociedade no campo profissional e cultural.
A aprendizagem é construída continuamente e para nós educadores o acesso as informações requer não apenas buscá-las, mas sim, buscá-las com qualidade e transformá-las e meios que possam proporcionar e ajudar nossos educandos a revolver as mais diversas situações do cotidiano.